A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários poderão ser pagos também por meio do Pix, além do tradicional código de barras. A mudança é resultado de uma resolução do Banco Central (BC), aprovada em dezembro, que visa modernizar o processo de pagamento de boletos.
Agora, os boletos incluirão um código QR específico para pagamento via Pix, permitindo que o usuário faça a transação de forma rápida e sem a necessidade de esperar vários dias, como ocorre em alguns boletos bancários. A grande vantagem é que, ao utilizar o Pix, o pagamento é instantâneo.
Outra novidade relacionada ao boleto bancário também foi aprovada, mas ainda depende de uma instrução normativa do BC para ser implementada. Trata-se do boleto dinâmico, que permite a transferência de titularidade de dívidas quando o título é comercializado e transferido. O objetivo é garantir mais segurança nas transações, especialmente para dívidas representadas por títulos como a duplicata escritural.
Segundo o BC, a implementação do boleto dinâmico representa um avanço significativo na modernização do sistema financeiro e aumenta a segurança, tanto para quem paga quanto para quem recebe, garantindo que o pagamento chegue ao legítimo credor. O boleto dinâmico será vinculado a um sistema digital de registro, aprovado pelo BC, e sua implementação deve ocorrer até seis meses após a aprovação do sistema.
Essas mudanças visam dar mais agilidade e segurança aos processos de pagamento, beneficiando empresas e consumidores em um sistema financeiro mais moderno.