Publicada em 24/10/24 às 18:29h - 27 visualizações
TV AMPARO
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: TV AMPARO)
Morreu na tarde desta quinta-feira (24) em São Paulo, aos 66 anos, o multicampeão de boxe Adilson Maguila, um dos principais pugilistas da história do esporte brasileiro, por complicações de encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como demência pugilística.
A morte foi confirmada pela mulher de Maguila, Irani Pinheiro. "Ele acabou de falecer", disse, em contato telefônico
Maguila representou com garra e determinação o Brasil no boxe e, fora dos ringues, continuou a nos inspirar com sua força de vontade.
Nascido no interior de Sergipe, Maguila superou todas as dificuldades para se tornar um dos maiores pugilistas brasileiros da história. Com 85 lutas no currículo, conquistou títulos nacionais e internacionais, levando o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo.
Sua carreira foi marcada por vitórias memoráveis, como contra James Smith, mas também por sua coragem em enfrentar grandes lendas do boxe, como George Foreman e Evander Holyfield. Mais do que seus punhos, Maguila nos ensinou sobre persistência.
Fora dos ringues, ele sempre mostrou um lado humano admirável. Com carisma e simplicidade, conquistou o coração de todos.
Em 1991, esteve presente no lançamento do telejornal Aqui Agora, como comentarista de economia, o que ocasionou um grande sucesso com a proximidade com que conversava com o telespectador, falando de economia doméstica de uma maneira simples e objetiva. Através dele, os telespectadores sabiam desde o preço de alimentos, até itens de construção e a passagem de ônibus se aumentaria ou não. Divertidamente, terminava seus comentários com um soco entre as mãos, com luvas de boxe, mescladas com o suntuoso figurino de terno e gravata borboleta.
A trajetória de Maguila vai muito além dos títulos ou dos socos certeiros. Ele sempre vai representar a capacidade de se reinventar, de encarar as adversidades de cabeça erguida e, sobretudo, de nunca desistir. Seu legado permanecerá vivo no esporte, mas, principalmente, no coração de todos os brasileiros que aprenderam com ele o verdadeiro significado de ser um campeão.
Maguila, você é e sempre será o nosso campeão!
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.