Pode levar até uma hora para os anúncios aparecerem na página. Cons

noticias176 Seja bem vindo ao nosso site TV AMPARO!

Saúde

Amparo registra 1ª morte por dengue na região de Campinas em 2025; vítima é mulher de 46 anos

Paciente estava internada e morreu no dia 4 de janeiro. Confirmação foi pelo Instituto Adolfo Lutz. Município também foi o primeiro a decretar emergência no combate à doença.

Publicada em 22/01/25 às 09:32h - 98 visualizações

TV AMPARO


Compartilhe
Compartilhar a noticia Amparo registra 1ª morte por dengue na região de Campinas em 2025; vítima é mulher de 46 anos  Compartilhar a noticia Amparo registra 1ª morte por dengue na região de Campinas em 2025; vítima é mulher de 46 anos  Compartilhar a noticia Amparo registra 1ª morte por dengue na região de Campinas em 2025; vítima é mulher de 46 anos

Link da Notícia:

Amparo registra 1ª morte por dengue na região de Campinas em 2025; vítima é mulher de 46 anos
 (Foto: TV AMPARO)
Amparo (SP) registrou a primeira morte por dengue da região de Campinas em 2025. A confirmação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz e divulgada pela prefeitura nesta quarta-feira (22). A vítima era uma mulher de 46 anos, internada e que faleceu em 4 de janeiro. Não há informações sobre a existência de comorbidades.

Localizada no Circuito das Águas Paulista, Amparo também foi o primeiro município da região a decretar estado de emergência no combate à dengue neste ano. Até o momento, a cidade contabiliza 291 casos da doença em 2025 e está investigando outros quatro óbitos. No ano anterior, houve uma morte confirmada pela infecção no município.

O estado de emergência foi decretado após o aumento significativo de casos entre os dias 1º e 14 de janeiro. Com isso, a prefeitura pode agilizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como a compra de materiais e a contratação de serviços sem a necessidade de licitação. Também foram suspensas as férias e folgas dos agentes de saúde envolvidos no controle da epidemia.

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento no número de casos de dengue no Brasil ficou mais evidente no final de 2024, quando o sorotipo DENV3 passou a se espalhar com mais força. Em São Paulo, o DENV3 representou 28,7% dos casos, atrás apenas do Amapá, com 31,8%. Esse cenário preocupa especialistas, já que o DENV3 tem maior potencial de infecção devido à baixa imunidade da população, resultado de sua circulação limitada nos últimos anos.

De acordo com a professora Maria Anice Mureb Sallum, da USP, especialista em ecologia de mosquitos, a expansão do DENV3 exige atenção redobrada das autoridades. "Grande parte da população é suscetível, o que pode levar a um aumento significativo de casos em um curto período", explica a pesquisadora.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (19) 9 9691-4486

Visitas: 86129
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2025 - TV AMPARO
Converse conosco pelo Whatsapp!