A Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta terça-feira (11) mais dois óbitos por dengue, totalizando três mortes na cidade desde o início do ano. Dois óbitos suspeitos foram descartados, mas há 10 óbitos ainda em investigação pelo Instituto Adolfo Lutz, que é responsável pela confirmação epidemiológica. Desde janeiro, Amparo soma 1.321 casos notificados da doença, caracterizando uma epidemia na cidade.
Mortes Confirmadas
14/01/2025
Homem de 56 anos - Silvestre IV.
- 17/01/2025
- Homem de 73 anos - Silvestre IV.
- 18/01/2025
- Mulher de 59 anos - Silvestre I
Com o objetivo de conter o avanço da doença, a Prefeitura foi a primeira da região a decretar estado de emergência, permitindo a contratação de novos agentes comunitários e a compra de insumos essenciais para o combate ao vetor.
Em paralelo, foi instituído o Comitê de Combate à Dengue, que envolve a colaboração de diversas secretarias municipais, incluindo Saúde, Educação, Defesa Civil e Zeladoria. Além das vistorias casa a casa, mutirões têm sido realizados nos finais de semana em áreas com maior número de casos, como Silvestre, Pinheirinho, Moreirinha e São Dimas.
A zeladoria também intensificou o trabalho de limpeza, com a realização de mutirões de cata-treco e a limpeza de terrenos baldios particulares, com posterior notificação e multa aos proprietários que não realizarem a manutenção de seus imóveis.
A Prefeitura está com inscrições abertas para o Processo Seletivo que visa a contratação temporária de 53 agentes de Saúde.
As vagas incluem 36 Agentes Comunitários de Saúde e 17 Agentes de Combate à Endemias e Vigilância Epidemiológica. As inscrições podem ser feitas até 17 de fevereiro pelo site www.avancasp.gov.br.